O que é Rpg Old School?




Você um garoto em uma vila rural, escuta barulhos advindos de um celeiro próximo, o que você faz? Pegando seu ancinho, se dirige lentamente ao celeiro. Vê uma criatura enorme e assombrosa, você a olha pelas frestas da parca parede de madeira. A criatura com cabeça de touro o fareja. Você já teve que lidar com touro feroz, esse não seria o primeiro mesmo sabendo que esse é um monstro você sabe que aquela parada e aquele olhar bovino significa algo. Subindo rapidamente as escadas, você escapa da chifrada, derruba um balde que no andar encontrou, na cabeça da criatura, e pula em cima. A essa altura a vila já ouvirá a algazarra e estardalhaço. Lembrou-se do ancinho e fincou forte antes de ser arremessado de sua empreitada temerária. A criatura desaba ferida, alguns aldeãos o olham caído e cheio de corte da queda. É rapaz! Sua vida acaba de mudar!

Rpg old school, um estilo de jogo que o leva a considerar os conhecimentos de seu personagem, sua interpretação e sua perspicácia no que fazer e agir com o desenrolar da história. Sem a segurança de níveis, ou poderes programáveis e exageradamente poderosos, você tem que se virar com um ancinho, um balde, e o meio ambiente, na parte mais importante das regras, sua própria percepção do jogo, descrição e interpretação do personagem. Esse é o espírito do Rpg Old School, muito mais que as regras em si e muito mais o prazer de interpretar e se divertir. Não que regras não existam não que a magia não exista. Mas seu personagem cria também a fantasia.

Nas linhas da realidade dos mundos da fantasia, nas linhas mestras de Gygax e nos mundos de Arneson, começou o RPG. Nostalgia? Sim e não. Sim, no sentindo de busca as velhas e clássicas referencias, bem como a vasta gama do acervo desse período. E não, já que nós que jogamos é que estamos criando nossos mundos e histórias. Jogando e partilhando os espaços com outros jogos, somando e não excluindo devido a alguma ‘atualização do jogo’ ou formas ‘modernas de jogar’. Somos todos contemporâneos de nossos tempos, nossos jogos são agora. Ou no fim de semana próximo que esteja disponível. A oportunidade de várias gerações de jogadores jogarem e compartilharem conhecimentos adquiridos, bem como experiências de jogos diversificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário